A diferença entre o psiquiatra e o psicólogo
O psiquiatra é um médico que atua identificando psicopatologias e pode prescrever medicamentos com o objetivo de buscar um equilíbrio químico no organismo das pessoas. O psicólogo, não tem formação em medicina, mas sim em Psicologia. O psicólogo tem o objetivo de acompanhar seu paciente/cliente no processo de autoconhecimento e com isso fortalecendo-o para que saiba lidar com seu sofrimento psíquico.
Psiquiatra e psicólogos podem atuar juntos, mas nem sempre haverá a necessidade, pode acontecer de uma pessoa precisar de ajuda psicológica sem que precise de um psiquiatra.
Como funciona a sessão?
A Psicoterapia é um tratamento realizado por um psicólogo que usará técnicas de seu conhecimento baseada na queixa do cliente e de acordo com sua demanda. O atendimento costuma ser semanal ou quinzenal, a duração pode variar de acordo com o processo terapêutico sendo mais comum 50 min de atendimento, as sessões são agendadas com hora marcada. Não existe um tempo específico para cada tratamento, algumas pessoas fazem acompanhamento a vida toda e outras fazem somente um determinado tempo onde sentem uma maior necessidade.
A psicoterapia é um local de acolhimento, autoconhecimento, troca e descobertas, não cabe julgamentos da parte do Psicólogo e sim uma ajuda para que o cliente posso entender e aprender a lidar com o que sente. Importante se identificar e confiar no profissional escolhidos, pois o paciente precisa estar inteiro e transparente no momento da sessão sem medo ou restrições, sendo assim o psicólogo poderá ajudar a encontrar um caminho adequado para cada caso.
Quando procurar a psicoterapia?
Qualquer pessoa pode começar a psicoterapia em qualquer momento da sua vida, pois ela possibilita autoconhecimento, solução de conflitos e melhora da saúde mental, não existe a necessidade de procura somente por questões emocionais ela pode ser também para por que você deseja potencializar sua saúde mental. A psicoterapia é indicada para todas as idades e pode ser iniciada em qualquer momento da sua vida. É indicada também para tratar questões emocionais como ansiedade, depressão, síndromes, problemas de relacionamento,entre muitas outras.
Na psicoterapia você vai olhar para si mesmo e aprender a entender e lidar com as emoções que está sentindo.
Se você possui reações intensas a raiva, tristeza e ansiedade pode haver um desequilíbrio psicológico e com o tempo esses sentimentos vão começar a atrapalhar o seu dia dia em seu trabalho e relacionamentos levando a afastamento de atividades e pessoas do seu convívio, esses também são motivos para buscas ajuda psicológica com um profissional adequado e especializado.